Vasco e Ceará se enfrentam neste domingo, em duelo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino busca reabilitação em casa e tenta se afastar da zona de perigo, enquanto o Vozão tenta confirmar a melhora após a Data Fifa.
Onde assistir
O jogo terá transmissão ao vivo pelo SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view) para todo o Brasil.
Informações e estatísticas
Historicamente, o Vasco leva vantagem no confronto como mandante, com três vitórias, um empate e apenas uma derrota para o Ceará desde 2006. O Vozão venceu o último duelo no Rio, mas foi sua única vitória como visitante nesse recorte.
O Vasco vive seu melhor momento ofensivo recente, com finalizações que geram potencial estatístico de 1,6 gol por jogo nas últimas cinco rodadas, depois de atingir pico de 1,7. Mesmo assim, o Cruz-Maltino tem apenas a quarta pior campanha como mandante (3V, 3E, 4D – 40%), o quinto pior ataque caseiro (12 gols, média 1,20) e a quinta pior defesa (12 gols sofridos). Não sofreu gol em dois dos dez jogos em casa (20%), terceira pior marca defensiva.
O Ceará, por sua vez, tem a 13ª melhor campanha como visitante (2V, 3E, 5D – 30%), com apenas nove gols marcados fora (0,90 por jogo) e a sexta melhor defesa forasteira (12 gols sofridos, 1,20). Conseguiu manter o zero no placar em três dos dez jogos como visitante (30%), quarta melhor marca defensiva.
Taticamente, o Vasco é perigoso nas jogadas rasteiras — marcou os últimos seis gols trocando passes baixos —, exatamente onde o Ceará sofreu quatro dos últimos dez gols. O Vozão, por outro lado, tem grande poder aéreo, com 13 dos últimos 15 gols nascidos de bolas altas, e o Vasco levou quatro dos últimos dez gols defensivos dessa forma.
Prováveis escalações
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Barros, Mateus Carvalho e Philippe Coutinho; Rayan, Nuno Moreira e Vegetti.
Ceará: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Éder, Marcos Victor e Nicolas; Diego, Richardson e Lucas Mugni; Galeano, Aylon e Pedro Raul.
Arbitragem
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Jose Claudio Rocha Filho (SP)