Em momentos opostos na tabela, mas igualmente pressionados, Vasco e Juventude entram em campo neste sábado, às 18h, em São Januário, para um confronto decisivo pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino busca manter o sonho de disputar a próxima Copa Libertadores, enquanto o clube gaúcho luta com todas as forças para deixar a zona de rebaixamento.
O encontro marca o reencontro das equipes após o duelo do primeiro turno, quando o Juventude venceu por 2 a 0 no Alfredo Jaconi. Agora, com o fator casa e a necessidade de recuperação, o Vasco aposta na força da Colina Histórica para reagir.
Onde assistir SporTV e Premiere transmitem o jogo ao vivo.
Momento do Vasco
O time comandado por Fernando Diniz vive uma fase irregular. Após duas derrotas consecutivas, para São Paulo e Botafogo, o Cruz-Maltino viu sua distância para o G7 aumentar. Com 42 pontos, ocupa a nona colocação e está oito pontos atrás do Fluminense, atual sétimo lugar.
A equipe tem oscilado no returno, sobretudo ofensivamente. Até aqui no Campeonato Brasileiro 2025, o Vasco soma 11 vitórias, 9 empates e 12 derrotas, com 34 gols marcados e 38 sofridos, o que revela um saldo negativo e uma das defesas mais vazadas da parte superior da tabela. Jogando em casa, no entanto, o time acumula mais de 60 por cento de aproveitamento na competição.
Diniz terá as voltas importantes de Paulo Henrique e Nuno Moreira, que cumpriram suspensão. David, por outro lado, desfalca o time após receber o terceiro cartão amarelo.
Momento do Juventude
A vitória sobre o Sport na última rodada reacendeu a esperança do torcedor jaconero. Ainda assim, o caminho até a salvação é árduo. Com 29 pontos, o Juventude ocupa a 18ª posição, cinco atrás do Vitória, o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
No Campeonato Brasileiro 2025, o clube gaúcho soma apenas 7 vitórias em 32 jogos e tem uma das piores defesas da competição, superando a marca de 45 gols sofridos. Além disso, tem o segundo pior desempenho como visitante, com apenas uma vitória fora de casa.
O técnico Thiago Carpini mantém o esquema com três zagueiros e terá o retorno de Mandaca, recuperado de lesão. No entanto, Sforza, por questões contratuais com o Vasco, e Nenê, poupado, ficam fora.
Prováveis escalações
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Lucas Piton; Barros, Tchê Tchê e Coutinho; Andrés Gómez, Nuno Moreira e Rayan.
Técnico: Fernando Diniz.
Juventude: Jandrei; Luan Freitas, Rodrigo Sam e Wilker Ángel; Igor Formiga, Caíque, Mandaca (Peixoto), Lucas Fernandes e Marcelo Hermes; Rafael Bilu e Gabriel Taliari.
Técnico: Thiago Carpini.
Arbitragem Árbitro: Fernando Antônio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcio Gleidson Correia Dias (PA)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Com objetivos urgentes e trajetórias irregulares ao longo da temporada, Vasco e Juventude prometem um duelo de forte tensão e alta competitividade. Para o Cruz-Maltino, a vitória é vital para seguir sonhando com a Libertadores. Já para o clube gaúcho, qualquer ponto perdido pode representar um passo a mais rumo à Série B.