Neste domingo (3), às 18h30 (horário de Brasília), a Arena Castelão será o palco de um dos confrontos mais aguardados da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025. Ceará e Flamengo se enfrentam em um duelo de opostos na tabela e com transmissão garantida pela Record (TV aberta), Premiere (Pay-per-view) e CazéTV (YouTube). A expectativa é de casa cheia, impulsionada principalmente pela presença em massa da torcida rubro-negra, que promete invadir o estádio em apoio ao líder da competição.
Campanhas no Brasileirão 2025
O Flamengo chega ao duelo em grande fase. A equipe comandada por Felipe Luis é líder isolada do campeonato, com 36 pontos somados em 16 jogos — fruto de 11 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas. Além disso, o time tem o melhor ataque da competição com 30 gols marcados e uma das melhores defesas, com apenas 6 gols sofridos até aqui.
Já o Ceará ocupa a 9ª colocação, com 21 pontos conquistados também em 16 partidas. O Vozão acumula 6 vitórias, 3 empates e 7 derrotas. Apesar da campanha oscilante, o time alvinegro vem motivado pela vitória por 2 a 1 fora de casa sobre o Cruzeiro na rodada anterior.
Escalações prováveis
Ceará: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, Willian Machado e Matheus Bahia; Richardson, Dieguinho e Galeano; Lourenço, Pedro Henrique e Pedro Raul.
Flamengo: Rossi; Varela (Emerson Royal), Léo Ortiz, Léo Pereira (Cleiton) e Ayrton Lucas; Evertton Araújo (Allan), Jorginho e Arrascaeta; Plata, Samuel Lino e Bruno Henrique.
Arbitragem definida
A Comissão de Arbitragem da CBF escalou Rodrigo José Pereira de Lima, de Pernambuco, para apitar o duelo. Ele será auxiliado por Neuza Ines Back (SP) e Francisco Chaves (PE), com Tarcisio Flores (RN) como quarto árbitro. No VAR, o comando será de Ilbert Estevam da Silva (SP), assistido por Fabio Rogerio Baesteiro e Vinicius Gonçalves Dias Araujo.
Rodrigo Pereira de Lima já apitou 10 jogos neste Brasileirão, com um total de 56 cartões amarelos distribuídos — média superior a cinco advertências por partida. Em 2025, ele já comandou dois jogos do Ceará, incluindo a vitória por 1 a 0 no Clássico-Rei da final do Campeonato Cearense.
As novas caras do Flamengo
A grande expectativa entre os torcedores flamenguistas está nas novas contratações do clube. Três reforços de peso desembarcaram no Ninho do Urubu recentemente: Emerson Royal, Samuel Lino e o espanhol Saúl Ñíguez.
Emerson Royal, lateral-direito ex-Tottenham e ex-Atlético-MG, chegou para disputar posição com Guillermo Varela. Com passagem pela seleção brasileira, o jogador agrega força defensiva e velocidade no apoio ao ataque.
Samuel Lino, atacante revelado pelo Flamengo e com boa passagem pelo Atlético de Madrid, retorna ao clube com status de titular. Com 24 anos, Lino oferece explosão, drible e finalização, sendo uma das principais apostas para o restante da temporada.
Saúl Ñíguez, experiente meio-campista espanhol ex-Atlético de Madrid, é o nome que mais chamou atenção. Com passagem marcante na Europa e títulos importantes no currículo, Saúl chega para dar mais qualidade à construção de jogadas e reforçar o setor central ao lado de Jorginho, Allan e Arrascaeta.
A presença dos reforços no Castelão deve aumentar ainda mais a confiança da equipe carioca, que busca manter a liderança e abrir vantagem na ponta da tabela.