São Paulo e Botafogo se enfrentam neste domingo (14), às 17h30 (de Brasília), no Morumbis, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor busca se recuperar da derrota para o Cruzeiro e seguir na briga por vaga na Libertadores, enquanto o Glorioso tenta confirmar a boa fase como visitante e se manter no G-4.
Onde assistir
A partida terá transmissão ao vivo pelo Premiere (pay-per-view) para todo o Brasil.
Informações e estatísticas
O São Paulo tem grande vantagem no histórico como mandante contra o Botafogo pela Série A, com oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas desde 2006. No entanto, não vence o adversário no Morumbis desde 2020, com dois empates e uma derrota nesse período.
O Tricolor está com o sétimo melhor desempenho como mandante (6V, 3E, 2D – 64%), com 15 gols marcados (média de 1,36) e apenas nove sofridos (0,82 por jogo), o que o coloca como a quarta melhor defesa caseira. Já o Botafogo é o terceiro melhor visitante (5V, 2E, 3D – 57%), com o quarto melhor ataque (12 gols, 1,20 por jogo) e a defesa menos vazada fora de casa, sofrendo apenas quatro gols em dez partidas (0,40 por jogo).
No aspecto ofensivo, o São Paulo é o 12º mandante em produção de finalizações (13 por jogo), mas oitavo em eficiência, marcando um gol a cada 9,5 tentativas. O Botafogo é o segundo visitante que mais finaliza (13,3 por jogo), mas 11º em eficiência, um gol a cada 11,2 finalizações. Defensivamente, o São Paulo é o quarto mandante que menos permite finalizações (8,6 por jogo), mas é apenas o décimo em resistência (um gol sofrido a cada 11,9 conclusões). O Botafogo tem a melhor resistência defensiva fora de casa, sofrendo um gol a cada 30,3 conclusões adversárias.
Os estilos de jogo também prometem impacto: o São Paulo marcou seis dos últimos dez gols em jogadas aéreas, setor onde o Botafogo sofreu quatro dos últimos nove gols. Já o Glorioso marcou oito dos últimos dez gols em jogadas rasteiras, justamente o tipo de lance em que o São Paulo mais sofreu gols (dez dos últimos 14).
Prováveis escalações
São Paulo: Rafael; Ferraresi, Rafael Tolói e Alan Franco; Cédric Soares, Pablo Maia, Marcos Antônio, Rodriguinho e Enzo Díaz; Ferreira e Rigoni (Tapia).
Desfalques: Bobadilla e Luciano (suspensos), Oscar, Lucas Moura, André Silva e Calleri (DM).
Botafogo: Neto; Vitinho, Barboza, Kaio Pantaleão (David Ricardo) e Alex Telles; Marlon Freitas, Danilo e Savarino; Montoro, Jeffinho e Arthur Cabral.
Desfalques: Artur (lesão) e Bastos (recuperação de lesão grave).
Arbitragem
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)