Caxias do Sul (RS) – Cruzeiro e Juventude se enfrentam nesta quinta-feira (20), às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um duelo que coloca frente a frente equipes em posições opostas na tabela. A Raposa vive ótima fase, ocupa a terceira colocação com 64 pontos e busca se consolidar de vez na parte superior da classificação. Já o Papo segue pressionado, está na zona de rebaixamento, na antepenúltima posição, com 32 pontos, e joga em casa tentando manter viva a luta contra a queda.
O duelo coloca em campo duas equipes em extremos da tabela: enquanto o Cruzeiro vive grande fase, briga pelo título e tenta se firmar entre os primeiros colocados, o Juventude disputa cada ponto como decisão na luta contra o rebaixamento. Jogando em casa e pressionado pela situação delicada, o Papo tenta surpreender uma das equipes mais consistentes do campeonato, enquanto a Raposa busca manter o embalo e se aproximar da vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2026.
Classificado para a pré-Libertadores de 2026, o Cruzeiro mira garantir vaga direta na fase de grupos. Para isso, precisa de mais quatro pontos, sem depender dos rivais. A equipe comandada por Leonardo Jardim ainda tem chances matemáticas de título, apesar dos sete pontos de diferença para o líder Flamengo.
As prováveis escalações apontam o Juventude com Jandrei; Luan Freitas, Abner (Jadson ou Luís Mandaca) e Marcos Paulo; Igor Formiga, Caíque, Peixoto, Nenê e Marcelo Hermes; Rafael Bilu e Gabriel Taliari. O Cruzeiro deve ir a campo com Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Eduardo e Gabigol; Kaio Jorge e Sinisterra.
A arbitragem será de Sávio Pereira Sampaio (DF), auxiliado por Leila Naiara Moreira da Cruz (DF) e Leone Carvalho Rocha (GO). No VAR, atua Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN). A partida terá transmissão exclusiva pelo Premiere.