Grêmio e Sport duelam em confronto direto na parte de baixo da tabela do Brasileirão

grêmio e sport
Arte: Redação Deu Zebra News
grêmio e sport
Arte: Redação Deu Zebra News

Grêmio e Sport se enfrentam neste domingo (10), às 20h30 (de Brasília), em Porto Alegre, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. É o único jogo da rodada que não envolve equipes que disputaram as oitavas de final da Copa do Brasil no meio de semana, o que deu aos dois times uma rara semana cheia de preparação.

Retrospecto e momento
O histórico recente como mandante favorece o Sport, algo incomum para um visitante na Arena do Grêmio. Desde 2016, nos últimos cinco jogos do confronto no Sul, o time pernambucano venceu quatro (2016, 2018, 2020 e 2021). No recorte desde 2006, são cinco vitórias do Grêmio, dois empates e quatro triunfos do Sport. Apesar desse retrospecto positivo, o Leão vive um longo jejum de 19 partidas sem vitória na Série A.

Números do Brasileirão 2025
O Grêmio é o mandante que menos finaliza no campeonato, com média de 11,1 arremates por partida, mas ocupa a 7ª posição em eficiência, marcando um gol a cada 9,9 tentativas. Defensivamente, é o 4º time que mais permite finalizações em casa (12,6 por jogo), mas tem a 5ª melhor resistência, sofrendo um gol a cada 14,4 conclusões adversárias.

O Sport, como visitante, apresenta a 4ª pior resistência defensiva, levando um gol a cada 7,6 finalizações rivais, com média de 13,4 arremates sofridos por jogo (8ª marca forasteira). No ataque, é o 2º visitante que mais finaliza (13,1 por jogo), mas tem a 2ª pior eficiência ofensiva, precisando de 26,3 tentativas para marcar um gol.

Bola aérea e contra-ataques
As duas equipes têm sofrido muito pelo alto: o Grêmio levou 11 dos últimos 12 gols dessa forma, enquanto o Sport sofreu sete dos últimos dez gols em jogadas aéreas. No ataque, o Leão marcou seis de seus nove gols pelo alto, e o Tricolor fez quatro dos 12 gols dessa maneira (dois nos últimos sete).

No jogo de transição, o Grêmio é o 2º mandante com mais finalizações em contra-ataques (15, média de 1,88 por partida) e já marcou dois gols assim. O Sport é o 3º visitante que mais sofreu finalizações desse tipo (15, também média de 1,88) e levou dois gols em contra-golpes.

Prováveis escalações:

Grêmio: Tiago Volpi; Camilo, Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Villasanti (Edenílson), Riquelme, Cristian Olivera e Alysson; Braithwaite.
Sport: Gabriel; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon Menezes e Igor Cariús (Chico); Rivera, Zé Lucas e Lucas Lima; Barletta, Matheusinho e Derik.

Arbitragem:
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)

Transmissão: Premiere (pay-per-view).


Compartilhe:

Publicidade

VEja mais

Bombando