Neste sábado (25), às 17h30 (horário de Brasília), no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Fluminense recebe o Internacional pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A de 2025 — duelo que coloca frente a frente duas equipes com objetivos muito distintos nesta reta final da competição.
SITUAÇÕES E TABELAS
O Fluminense ocupa a 7.ª colocação, com 41 pontos, e continua em plena busca por uma vaga na continental. Já o Internacional figura na 14.ª posição, com 35 pontos, e vive momento de alerta, tentando se afastar da zona de rebaixamento — que tem o Vitória como primeiro time dentro do Z4 com 31 pontos.
Nas estatísticas mais amplas: o Flu tem uma campanha relativamente estável para o seu patamar, enquanto o Inter tem se mostrado oscilante — por exemplo, nos últimos dez jogos da Série A obteve apenas três vitórias e cinco derrotas.
TRANSMISSÃO
A partida terá transmissão pela plataforma Amazon Prime Video.
ESCALAÇÕES E AUSÊNCIAS PREVISTAS
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Ignácio, Renê; Martinelli, Hércules, Lucho Acosta; Cannobio, Kevin Serna e Germán Cano (John Kennedy). Técnico: Luis Zubeldía.
Sob o comando do técnico Luis Zubeldía, o time terá as seguintes novidades e ausências:
– O volante Nonato participa dos treinos e suas chances de estar à disposição aumentaram.
– O zagueiro Juan Pablo Freytes está suspenso por terceiro cartão amarelo, abrindo espaço para o retorno de Ignácio como titular.
– Também seguem fora o lateral/zagueiro Manoel (com dores no joelho) e o meio‑campista/zagueiro Paulo Henrique (em recuperação de lesão na panturrilha esquerda).
– No ataque, o artilheiro Germán Cano vem sendo alvo de críticas, e deve dar lugar ao jovem John Kennedy como opção para iniciar.
INTERNACIONAL: Ivan; Bruno Gomes, Clayton Sampaio (Bruno Henrique), Mercado, Juninho, Victor Gabriel; Luis Otávio, Thiago Maia; Vitinho, Alan Patrick e Carbonero. Técnico: Ramón Díaz.
Sob o comando de Ramón Díaz, o elenco terá os seguintes retornos e desfalques:
– Retornam destaques como Alan Patrick (recuperado de lombalgia) e Johan Carbonero (já cumprida suspensão).
– Desfalques importantes: o zagueiro Vitão (estiramento de ligamento no joelho), o lateral Bernabei (suspenso) e o jovem lateral‑esquerdo Alisso (expulso na última partida).
– Em função das ausências, a tendência é de que entre na equipe o zagueiro Clayton Sampaio e o jovem Victor Gabriel seja escalado na lateral esquerda.
EXPECTATIVAS PARA O JOGO
O Fluminense, atuando em casa, busca equilibrar a balança após derrota para o Vasco da Gama por 2 a 0 no clássico anterior — um resultado que trouxe pressão. Já o Internacional precisa reagir longe de seus domínios e somar para evitar se complicar ainda mais na tabela.
Do ponto de vista tático e estatístico, há alguns dados relevantes:
– Historicamente, o confronto direto entre as duas equipes tem sido equilibrado, com leve vantagem para o Flu. Desde 2006, pelos mandos com o Flu, foram sete vitórias do Tricolor, seis empates e cinco vitórias do Colorado.
– Em termos de performance em casa, o Fluminense mostra sólidos números no returno: na condição de mandante, tem quatro vitórias, zero empates e uma derrota — aproveitamento de 80 % — com média ofensiva de 1,60 gol e defesa extremamente competente (sofreu apenas 0,40 gols por jogo em casa no returno).
– O Internacional, por sua vez, tem fragilidades fora de seus domínios e mostra uma defesa que vem sofrendo gols com frequência: em 29 jogos da temporada foi vazado em 23 ocasiões — ou seja, ficou sem sofrer gols em apenas seis partidas.
ARBITRAGEM
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Neuza Back (SP) e Danilo Ricardo Manis (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
CONCLUSÃO
Com objetivos divergentes, Fluminense e Internacional entram em campo em um cenário de alto risco e oportunidade. O Flu quer retomar a confiança e mirar a zona de classificação para a Libertadores; o Inter tenta se estabilizar e fugir das proximidades do Z4. No Maracanã, o mando de campo favorece o carioca, mas o visitante tem sua reputação e história para manter — o jogo promete tensão, estratégia e muita disputa.
De um lado, o Tricolor busca firmeza e consistência. Do outro, o Colorado quer recuperar fôlego e se recompor. O resultado pode ter impactos importantes na reta final do Brasileirão.