O Campeonato Brasileiro recomeça para Flamengo e São Paulo neste sábado, 12 de julho de 2025, às 16h30 (horário de Brasília), no Estádio do Maracanã. A partida, válida pela 13ª rodada da Série A, marca o momento em que o Flamengo busca retomar o embalo após a eliminação no Mundial de Clubes, enquanto o São Paulo tenta se distanciar da parte inferior da tabela, agora sob o comando de Hernán Crespo.
Arbitragem
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO – FIFA)
Assistente 1: Bruno Boschilia (PR – FIFA)
Assistente 2: Bruno Raphael Pires (GO – FIFA)
Prováveis escalações para o duelo – 12 de julho de 2025
Flamengo (4-3-3)
Goleiro: Rossi
Lateral-direito: Wesley ou Varela
Zagueiros: Léo Ortiz (ou Danilo), Léo Pereira
Lateral-esquerdo: Alex Sandro
Meio-campo: Allan, Jorginho, De la Cruz
Meia-ofensivo: Arrascaeta
Ataque: Luiz Araújo, Bruno Henrique, Gonzalo Plata
São Paulo (3-5-2 / 3-6-1)
Goleiro: Rafael
Zagueiros: Sabino (Arboleda), Alan Franco, Ferraresi
Laterais/meias: Cédric Soares, Alisson, Marcos Antônio, Oscar, Enzo Díaz
Volante extra: Pablo Maia
Atacantes: André Silva e Luciano (Luciano está suspenso, podendo dar vaga a Dinenno)
Retorno sem Gerson
O volante Gerson se despediu oficialmente do Flamengo nesta semana após aceitar proposta do Zenit, da Rússia. A negociação, que girou em torno de 18 milhões de euros, foi concluída rapidamente após o Mundial de Clubes, onde o jogador foi reserva em grande parte da campanha. Gerson, que teve duas passagens marcantes pelo Rubro-Negro, soma títulos importantes como a Libertadores de 2019 e o Brasileirão de 2020, além de ter sido peça-chave em campanhas recentes.
Com sua saída, o Flamengo perde um nome técnico e experiente no meio-campo, o que abre espaço para Allan e Jorginho consolidarem-se como titulares na nova fase sob o comando do técnico Tite. Gerson será apresentado oficialmente pelo Zenit nos próximos dias e assinará contrato até meados de 2029.
Estreia de Crespo
O argentino Hernán Crespo está de volta ao Morumbi, desta vez para tentar recolocar o São Paulo nos trilhos no Campeonato Brasileiro. Após uma campanha irregular sob o comando anterior, a diretoria apostou novamente no técnico que foi campeão da Copa Sul-Americana com o clube em 2022.
Crespo retorna com novas ideias e um elenco reformulado, apostando em uma formação mais compacta e versátil, com o uso do esquema 3-5-2 que marcou sua primeira passagem. A expectativa é que ele traga solidez defensiva e organização ao time que, atualmente, flerta com a parte inferior da tabela.
A partida contra o Flamengo marcará o reencontro do treinador com a torcida são-paulina em um grande palco: o Maracanã. Com jogadores experientes como Oscar e Cédric Soares à disposição, Crespo busca iniciar sua nova jornada com um resultado positivo fora de casa.