Cruzeiro busca manter série positiva contra o Santos em duelo com contrastes ofensivos no Brasileirão

cruzeiro e santos
Arte: Redação Deu Zebra News
cruzeiro e santos
Arte: Redação Deu Zebra News

Cruzeiro e Santos se enfrentam neste domingo (10), às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo opõe o mandante mais eficiente no ataque a um visitante que tem dificuldades para criar chances e proteger sua defesa.

Retrospecto e momento
Na Série A, o Cruzeiro historicamente encontra dificuldades contra o Santos quando joga em casa, mas venceu os três últimos confrontos como mandante (2018, 2019 e 2023). Antes dessa série, tinha apenas uma vitória em nove jogos (1 vitória, 6 empates e 2 derrotas). Desde 2006, são cinco vitórias celestes, sete empates e três vitórias paulistas.

O Cruzeiro chega embalado pela classificação às quartas de final da Copa do Brasil, após vencer o CRB por 2 a 0 fora de casa, depois de empate sem gols na ida. O Santos, que teve semana livre para treinar, busca recuperar regularidade fora de casa.

Desempenho no Brasileirão 2025

O Cruzeiro apresenta aproveitamento ofensivo de destaque no Mineirão: um gol a cada 6,5 finalizações, com média de 13,7 chutes por jogo e 5,4 certos, além de 53% de posse de bola como mandante. Defensivamente, sofre um gol a cada 14,7 conclusões adversárias, cedendo média de 9,8 finalizações por partida. A equipe marcou 62% dos seus gols no segundo tempo e sofreu 55% após o intervalo.

O Santos é o terceiro visitante que menos finaliza (8,7 por jogo, 3,2 no alvo) e converte um gol a cada 11,1 tentativas. Tem posse média de 48% fora de casa e defensivamente cede 14,3 finalizações por jogo, sofrendo um gol a cada 9,2 arremates. Marcou 59% de seus gols no segundo tempo e sofreu 64% também na etapa final.

Transição e jogo aéreo
O Cruzeiro é o segundo mandante que mais finaliza em contra-ataques (19 no total, média 2,11 por jogo) e lidera em gols no fundamento, com quatro. O Santos ainda não marcou nem sofreu gols de contra-ataque como visitante, mas já permitiu 11 finalizações dessa origem e é o visitante que mais provocou cartões por interrupção de contra-golpes (11).

Na bola aérea, o Cruzeiro marcou oito de seus últimos 14 gols e sofreu cinco dos últimos oito dessa forma. O Santos levou quatro dos últimos nove gols pelo alto e só marcou uma vez dessa maneira nos últimos sete gols.

Prováveis escalações:
Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge.
Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinicius (Mayke), Gil, Luan Peres e Souza; João Schmidt, Gabriel Bontempo e Neymar; Rollheiser, Barreal e Tiquinho Soares.

Arbitragem:
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Transmissão: Record TV (TV aberta) e Premiere (pay-per-view).

Compartilhe:

Publicidade

VEja mais

Bombando