Corinthians e Vasco da Gama abrem nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, a grande final da Copa do Brasil. O jogo de ida será disputado às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo, prometendo casa cheia e clima de decisão. A partida terá transmissão da TV Globo, SporTV, Premiere e Prime Video.
O Timão chega embalado após uma campanha consistente no mata-mata, deixando pelo caminho Novorizontino, Palmeiras, Athletico Paranaense e Cruzeiro. Já o Vasco precisou superar uma longa trajetória até a decisão, eliminando União Rondonópolis, Nova Iguaçu, Operário-PR, CSA, Botafogo e Fluminense.
Além da importância do título nacional, o confronto coloca frente a frente duas equipes que tiveram campanhas relevantes no Campeonato Brasileiro de 2025. O Corinthians encerrou o Brasileirão na quinta colocação, somando 61 pontos, com 17 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. O sistema defensivo foi um dos destaques da equipe comandada por Dorival Júnior, com apenas 38 gols sofridos ao longo da competição, enquanto o ataque marcou 52 vezes.
O Vasco também fez um Brasileirão competitivo e terminou a competição na oitava posição, com 56 pontos. A equipe carioca conquistou 15 vitórias, empatou 11 partidas e sofreu 12 derrotas, balançando as redes 49 vezes. O desempenho como visitante chamou atenção ao longo do campeonato, com resultados importantes fora de São Januário, fator que aumenta a expectativa para o duelo em São Paulo.
O Corinthians busca o tetracampeonato da Copa do Brasil, após os títulos conquistados em 1995, 2002 e 2009, chegando à sua oitava decisão na história do torneio. Do outro lado, campeão em 2011, o Vasco tenta o bicampeonato e aposta na experiência de jogadores como Philippe Coutinho para sair em vantagem no primeiro confronto da final.
Para o jogo de ida, o técnico Dorival Júnior terá força máxima à disposição, apesar de sete atletas pendurados: Rodrigo Garro, Matheuzinho, Gustavo Henrique, Hugo Souza, Maycon, Breno Bidon e André Ramalho. Já o técnico Fernando Diniz enfrenta problemas no departamento médico e não poderá contar com Lucas Piton, Jair, Adson e Paulo Ricardo.
A arbitragem será comandada por Rafael Rodrigo Klein, do Rio Grande do Sul, auxiliado por Guilherme Dias Camilo, de Minas Gerais, e Rafael da Silva Alves, também do Rio Grande do Sul. O VAR ficará sob responsabilidade de Daniel Nobre Bins.
As prováveis escalações indicam um confronto equilibrado e de alto nível técnico. O Corinthians deve iniciar a partida com Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, Maycon, Breno Bidon e Carrillo, com Garro como opção; Memphis Depay e Yuri Alberto. O Vasco deve ir a campo com Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta, Robert Renan e Puma; Thiago Mendes, Cauan Barros e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Andrés Gómez e Rayan.
O primeiro capítulo da decisão promete intensidade, rivalidade e muita tensão, em um duelo que pode ser determinante para os rumos do título da Copa do Brasil 2025.