Cruzeiro e Red Bull Bragantino se enfrentam neste domingo (21), às 20h30, no Mineirão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. No turno, a equipe paulista venceu por 1 a 0, em Bragança Paulista
O Cruzeiro é a terceira equipe que mais finaliza em contra-ataques e já marcou oito gols dessa forma. Neste domingo, recebe o Bragantino, time que mais sofreu com esse tipo de jogada e que recentemente foi bastante vulnerável contra o Botafogo, outro especialista no fundamento. A partida entre Cruzeiro e Bragantino terá a transmissão da CazéTV, Globo e Premiere
O histórico recente do confronto em Belo Horizonte é favorável ao time mineiro. Desde 2006, nos pontos corridos da Série A, o Cruzeiro empatou uma vez e venceu outra quando recebeu o Bragantino como mandante.
A partida promete muitas oportunidades em transições rápidas. O Cruzeiro soma 42 finalizações em contra-ataques, que resultaram em oito gols, a segunda melhor marca do campeonato. Já o Bragantino é o clube que mais permitiu finalizações nesse tipo de jogada, com 49 no total. Embora tenha sofrido apenas três gols assim, enfrenta agora uma equipe que sabe explorar bem essa arma ofensiva. Contra o Botafogo, na 22ª rodada, o time paulista já havia levado gol dessa maneira. Além disso, na Copa do Brasil, também sofreu em jogos das oitavas de final diante do mesmo adversário.
O Cruzeiro tem mostrado eficiência com trocas de passes rasteiros. Dos últimos nove gols, seis saíram dessa forma, somando 19 dos 35 marcados no Brasileirão. O Bragantino, por sua vez, tem se mostrado frágil nesse aspecto defensivo: sete dos últimos nove gols sofridos vieram de jogadas assim, totalizando 17 de 32. No ataque, a principal força do Bragantino são as bolas aéreas. Foram 14 dos últimos 17 gols anotados dessa maneira, 17 em 25 no total. O Cruzeiro, entretanto, apresenta uma vulnerabilidade justamente nesse quesito, já que cinco dos últimos sete gols sofridos vieram após jogadas pelo alto, num total de nove em 16.
Em números gerais, o Cruzeiro aparece com a segunda melhor campanha como mandante, com nove vitórias, um empate e duas derrotas, aproveitamento de 78 por cento. É também o terceiro melhor ataque caseiro, com 23 gols marcados em 12 jogos, média de 1,92 por partida, além da quarta melhor defesa, com apenas nove gols sofridos, média de 0,75. Em cinco dos 12 jogos disputados no Mineirão, o time não foi vazado, o que representa a quinta melhor marca defensiva do campeonato.
O Bragantino, por sua vez, figura como o sétimo melhor visitante. Em 11 jogos fora de casa, venceu quatro, empatou um e perdeu seis, aproveitamento de 39 por cento. Marcou 12 gols, média de 1,09 por partida, sendo o sétimo ataque visitante, mas sofreu 16, média de 1,45, o que o coloca na 11ª defesa forasteira. A equipe saiu de campo sem sofrer gols em apenas duas oportunidades, o que representa o 12º desempenho defensivo.
Prováveis escalações:
Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Matheus Henrique e Christian; Wanderson, Matheus Pereira e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim.
Bragantino: Cleiton; Nathan, Pedro Henrique, Guzmán Rodríguez e Vanderlan; Eric Ramires, Gabriel e Jhon Jhon; Laquintana, Eduardo Sasha e Lucas Barbosa (Thiago Borbas). Técnico: Fernando Seabra.
Arbitragem:
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Gizeli Casaril (SC) e Leone Carvalho Rocha (GO)