O Beira-Rio será palco de mais um capítulo da maior rivalidade do futebol gaúcho neste domingo, às 17h30, quando Internacional e Grêmio se enfrentam pelo Gre-Nal 448, válido pelo Campeonato Brasileiro. O clássico promete intensidade, rivalidade e um duelo estratégico entre duas equipes que vivem momentos distintos na competição a partida será transmitida pelo canal Premiere
Histórico do confronto
Extremamente dominante como mandante no Gre-Nal em pontos corridos, o Internacional soma 10 vitórias e apenas três derrotas em 17 jogos diante do Grêmio na Série A, além de quatro empates. O Tricolor venceu fora de casa em 2007, 2012 e 2016, mas desde então são cinco triunfos colorados e apenas um empate.
Caminhos do gol
O Internacional tem se mostrado mais eficiente na construção ofensiva por meio de passes rasteiros: 8 dos últimos 9 gols saíram dessa forma, somando 12 de seus 21 gols no campeonato. Já o Grêmio tem se destacado nas bolas aéreas, responsáveis por 4 dos últimos 6 gols marcados (6 de 15 no total). Por outro lado, o time gremista tem sofrido justamente nesse fundamento, com 12 dos últimos 16 gols sofridos em jogadas pelo alto (13 de 22). O Inter, por sua vez, levou 8 dos últimos 13 gols também em bolas alçadas (16 de 32).
Desempenho estatístico
Os números mostram diferenças claras entre os rivais. O Internacional tem apresentado maior nível de ameaça ofensiva, segundo os dados de xG, enquanto o Grêmio, em 12 de 18 jogos recentes, teve desempenho inferior ao dos adversários em termos de chances criadas.
Jogando em casa, o Colorado é o terceiro mandante que mais finaliza no Brasileirão (15,6 por jogo), mas sua eficiência é apenas a 14ª, com um gol a cada 12,3 finalizações. O Grêmio, por outro lado, é o sexto visitante que mais permite finalizações (14,5), sofrendo um gol a cada 8,8 conclusões.
Quando visitante, o Tricolor é apenas o 14º em aproveitamento (2V, 3E, 6D – 27%). Seu ataque marcou 11 gols (1 por jogo) e sua defesa sofreu 18 (1,64 por partida). O Inter, como mandante, ocupa a 10ª posição (5V, 2E, 4D – 52%), com 14 gols marcados (média de 1,27) e 12 sofridos (1,09).
Pênaltis e disciplina
As duas equipes aparecem empatadas com cinco pênaltis a favor cada, mas o Grêmio já teve cinco contra, uma das piores marcas da Série A, contra apenas um do Inter. Em termos disciplinares, o Colorado é o terceiro time menos punido com cartões amarelos (41, média 1,86 por jogo), enquanto o Grêmio é o quarto mais punido (61, média 2,77), quase 50% a mais que o rival. Ambos tiveram três expulsões.
Arbitragem
Marcelo de Lima Henrique (CE) será o árbitro do clássico. Ele terá como assistentes Neuza Ines Back (SP) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE). O VAR ficará a cargo de Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC).
Prováveis escalações
Internacional: Rochet; Aguirre, Vitão, Mercado (Vitinho), Juninho (Mercado) e Bernabei; Thiago Maia, Alan Rodríguez (Bruno Henrique) e Alan Patrick; Carbonero e Borré (Ricardo Mathias).
Grêmio: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Cuéllar, Arthur, Dodi, Alysson (Cristian Olivera) e Willian; Carlos Vinicius.
Expectativa
Com retrospecto amplamente favorável e jogando em casa, o Internacional chega com mais confiança e números melhores que o rival. Porém, o Gre-Nal é conhecido por ignorar favoritismos, e o Grêmio tentará explorar suas forças na bola aérea para surpreender no Beira-Rio.