Bahia recebe o Juventude com favoritismo e chance de encostar nos líderes do Brasileirão

bahia e juventude
Arte: Redação Deu Zebra News
bahia e juventude
Arte: Redação Deu Zebra News

Bahia e Juventude se enfrentam neste domingo (28), às 18h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo pelo canal Premiere.

Mesmo após a eliminação na Copa Sul-Americana diante do América de Cali no meio da semana, o Bahia vive um bom momento no Brasileirão, somando três vitórias e um empate nas últimas rodadas. Já o Juventude entra pressionado pela sequência negativa e por uma das piores campanhas como visitante.

Histórico do confronto

As equipes só se enfrentaram duas vezes com mando do Bahia pela Série A: duas vitórias do time baiano, uma em 2021 e outra já em 2024. O histórico recente favorece amplamente o Tricolor de Aço.

Desempenho e campanha


O Bahia tem a quarta melhor campanha por aproveitamento de pontos disputados: são 7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, o que representa 60% de aproveitamento. Com dois jogos a menos que o líder Cruzeiro e o quarto colocado Bragantino, e um jogo a menos que o vice-líder Flamengo, o Bahia pode se aproximar da parte de cima da tabela.

Jogando em casa, o time baiano tem a terceira melhor campanha do campeonato: 5 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota (81% de aproveitamento). O ataque tem sido efetivo: são 10 gols marcados (média de 1,43), o quinto melhor desempenho caseiro. Na defesa, também ocupa a quinta posição, com apenas 5 gols sofridos (média de 0,71).

O Juventude, por sua vez, tem um dos piores desempenhos gerais do torneio. Em 14 partidas, soma apenas 3 vitórias, 2 empates e 9 derrotas (26% de aproveitamento), o terceiro pior do campeonato. Fora de casa, tem o pior retrospecto: 6 derrotas em 6 jogos, nenhum ponto conquistado. Marcou apenas um gol e sofreu 21, o pior ataque e a pior defesa como visitante.

Estatísticas de jogo


Como visitante, o Juventude tem a menor média de finalizações por jogo: apenas 6,3, com a pior eficiência ofensiva — precisa de 38 tentativas para marcar um gol. Além disso, sua defesa é a menos resistente: sofre um gol a cada 4,2 finalizações dos mandantes, permitindo em média 14,8 chutes por jogo.

O Bahia, embora permita 12,4 finalizações por jogo em casa (sexta maior média entre mandantes), tem a quinta maior resistência defensiva como mandante: sofre um gol a cada 17,4 tentativas dos adversários.

No ataque, o Bahia tem a terceira menor produtividade ofensiva entre os mandantes, com média de 12,0 finalizações por jogo. No entanto, tem a quinta melhor eficiência: marca um gol a cada 8,4 tentativas.

Destaques individuais

No Bahia, Cauly é o principal nome do meio-campo, liderando a equipe em assistências e criação de jogadas. Everaldo tem sido a referência ofensiva, aproveitando bem as chances criadas. No Juventude, Nenê segue como líder técnico do time, com bom aproveitamento em bolas paradas, enquanto o goleiro Gabriel tem se destacado mesmo com a defesa sofrendo muitos gols.

Transmissão: Premiere
Horário: Domingo (28), às 18h30 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)


Compartilhe:

Publicidade

VEja mais

Publicidade

Publicidade

Bombando