Cruzeiro e Ceará se enfrentam neste domingo (28), às 16h00, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo do Premiere para todo o Brasil.
O confronto é marcado pela diferença de objetivos: o Cruzeiro defende a liderança da competição, enquanto o Ceará tenta se afastar da zona de risco. Este será apenas o quinto confronto entre os clubes no Mineirão pelo Brasileirão desde 2006. Nos quatro anteriores, foram três vitórias do Cruzeiro e uma do Ceará (em 2018). É também a primeira vez desde 2019 que ambos disputam a Série A simultaneamente.
Desempenho e situação na tabela
O Cruzeiro lidera o campeonato com um ponto e um jogo a mais que o Flamengo, que enfrenta o Atlético-MG nesta rodada. Já o Ceará ocupa a 13ª colocação, com quatro pontos a mais que o Santos, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
Os mineiros têm a melhor campanha como mandante da competição: 7 vitórias, 1 empate e nenhuma derrota, aproveitamento de 92%. É também o segundo melhor ataque caseiro, com 18 gols marcados (média de 2,25), e a segunda melhor defesa, com apenas 4 gols sofridos (média de 0,50). Em quatro dos oito jogos no Mineirão, o Cruzeiro não foi vazado.
O Ceará, por sua vez, é o 14º melhor visitante, com 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas (24% de aproveitamento). O time tem o 13º ataque visitante, com 6 gols marcados (média de 0,86), e a décima defesa, com 9 gols sofridos fora de casa (média de 1,29).
Estatísticas de jogo
As duas equipes lideram os números defensivos em relação a contra-ataques: o Ceará permitiu apenas 8 finalizações nesse tipo de jogada (melhor marca do torneio), seguido do Cruzeiro com 11. No entanto, o Ceará já sofreu 3 gols em contragolpes — um deles como visitante.
Do outro lado, o Cruzeiro é o terceiro time com mais finalizações em contra-ataques (28), e marcou 5 gols assim — segunda melhor marca da competição. Já o Ceará marcou apenas 1 gol em 22 finalizações em jogadas de contra-ataque.
Ofensivamente, o Ceará tem média de 11,7 finalizações por jogo, e o Cruzeiro, 12,3. A diferença está na eficiência: o Cruzeiro tem o melhor índice do campeonato, com 1 gol a cada 7,6 tentativas. O Ceará é apenas o 13º nesse quesito, precisando de 12,5 finalizações para marcar.
O Cruzeiro é o mandante com o ataque mais eficiente: 1 gol a cada 5,9 finalizações. Sua média de chutes é de 13,3 por jogo (12ª do torneio). O Ceará permite em média 13,6 finalizações como visitante (nona marca), e tem a 11ª resistência defensiva: 1 gol sofrido a cada 10,6 conclusões contrárias.
Defensivamente, o Cruzeiro também se destaca: é o segundo em resistência, sofrendo 1 gol a cada 19,8 finalizações recebidas, e permite apenas 9,9 chutes por jogo (nona melhor marca). O Ceará finaliza em média 10,6 vezes por partida e marca 1 gol a cada 12,3 tentativas (décima melhor eficiência).
Expectativa
Com ampla superioridade em casa e uma defesa sólida, o Cruzeiro entra como favorito, pressionado pela necessidade de abrir vantagem na ponta da tabela. Já o Ceará busca surpreender fora de casa para se afastar do Z-4.
Destaques individuais
No Cruzeiro, Matheus Pereira é o principal articulador das jogadas ofensivas e lidera o time em assistências, enquanto Rafa Silva tem se destacado como finalizador decisivo nos jogos em casa. Já no Ceará, Erick Pulga é o artilheiro da equipe na temporada e referência no setor ofensivo, enquanto o goleiro Richard tem se destacado com boas atuações fora de casa, sendo um dos líderes em defesas difíceis como visitante.
Transmissão: Premiere
Horário: Domingo (28), às 16h00 (de Brasília)
Local: Estádio do Mineirão, Belo Horizonte (MG)